Fontes Históricas


         Para estudar o passado, é necessário ter conhecimento dos vestígios de atividade humana, para esse recurso, é dado um nome genérico: Fontes Históricas. Alguns documentos, testemunhos, vestígios ou monumentos são exemplos de fontes históricas.
         Fontes históricas são, basicamente, o que o historiador utiliza para recontar fatos que ocorreram no passado, talvez, até mesmo reconstruir a história. Essas fontes podem ser escritas, materiais, iconográficas e orais.




Fontes Escritas:
          Fontes escritas como cartas, discursos, leis, livros, cédulas de identidades, etc., estavam presentes durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado.




Fontes Materiais:
Fontes materiais são aquelas que podemos tocar, como esculturas, peças em artesanato, barro, madeira, entre outros.





Fontes Iconográficas:
         É uma forma de linguagem visual, utiliza imagens para determinar e representar determinado tema. Iconografia estuda a origem e a formação das imagens.
         Alguns exemplos de iconografias: imagens, pinturas, fotografias e anúncios de publicidade.




Fontes Orais:
         Fontes orais são cantigas, lendas e entrevistas, nas sociedades que não usam a escrita, é quase sempre pelos mais velhos que os mais novos aprendem sobre história. Sendo assim, as lembranças dos mais velhos são, portanto, uma fonte para o conhecimento da história.




Referências bibliográficas:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré-História

Sítios Arqueológicos no Brasil